Natureza

Mais de um milhão de pessoas deixam-se encantar pela mágica beleza da Costa Rica. Aqueles que ano a ano eligem como destino turístico a Costa Rica, recebem a gratificação prometida: éste é um destino único no mundo que oferece, num espaço geográfico muito pequeno, a riqueza biológica mais abundante que nenhum país possa oferecer numa área igual. A imponência da natureza somada à amabilidade dum povo que transmite amor pela paz e o prazer de interatuar e aprender dos visitantes, convertem a visita ao país numa experiência mágica. Nã é estranho. Costa Rica é um refúgio extraordinario de vida, em cujo território de só 51 mil kilómetros quadrados, que representa à volta de 0,03% da superficie do planeta, há lá aproximadamente 5% da biodiversidade mundial. Em questão de minutos, os turistas que visitam a Costa Rica podem desfrutar de toda esta diversidade biológica já que, desde a capital, San José, até aos mais afastados rincões do país, extende-se uma amplia rede de estradas e caminhos que cobre mais de 36.447 kms. As riquezas naturais da Costa Rica saõ tan espetaculares, que têm merecido reconhecimento mundial. Por isso tem-se feito grandes esforços para orientar a oferta turística a um desenvolvimento sustentável, que busca gerar ganhos económicos e sociais com base na proteção e a conservação dos ecosistemas e recursos naturais.

Arenal

O Vulcão Arenal e as Terras Baixas do Nordeste são consideradas por muita gente uma das regiões mais espetaculares do país. Isto por ser um dos destinos turísticos mais populares do país. O Vulcão Arenal é um dos dez vulcões mais ativos do mundo e mostra uma vista majestosa, ao mesmo tempo lança rochas e cinzas desde a sua cume todos os dias. Tem erupções regulares e você poderá escutar o estrondo e observar a lava deslizar-se aos lados. O melhor lugar para observar os fogos artificiais naturais do Vulcão Arenal, é no povoado de La Fortuna. La Fortuna é um pequeno povoado situado ao pé do vulcão. É o lugar perfeito para ser enfeitiçado pela magnífica beleza da zona. La Fortuna é um lugar turístico que conserva muito da origem costarriquense. Além disso existem as águas termais e os hotéis que podem ajudar-lhe a desfrutar de um relax em meio de belos jardins de orquídeas.

Rincón de la Vieja

Um dos parques protegidos dentro da Área de Conservação de Guanacaste (ACG) é o Parque Nacional Rincón de la Vieja e é um dos parques da Costa Rica con mais diversidade ecológica. Conhecido pela sua esplendorosa diversidade de flora e fauna, este parque nacional é o lar dos vulcões, o Rincón de la Vieja e Santa Maria e seis diferentes picos vulcânicos e trinta e dois ríos e quebradas. A jactar-se de fantásticos cenarios, belas caídas de agua, quentes primaveras tranquilas, buracos de barro quente, uma lagoa de agua vulcânica fresca, áreas de piquenique e longos caminhos por onde fazer caminhadas e cavalgadas, o Parque Nacional Rincón de la Vieja está só a 25 Km. ao nordeste de Liberia, a capital da província de Guanacaste.

Monteverde

A pequena comunidade de Monteverde é famosa por sua associação com a Reserva Biológica Bosque Nubloso Monteverde e é um pequeno povoado situado perto da entrada do bosque nubloso. Monteverde foi fundada pela comunidade Quáquera ou Vaquera que migrou da América do Norte a Costa Rica nos anos 1950. A pesar que na atualidade não é uma povoação como outras, só com casas espalhadas por todas partes, este povoado desenvolveu-se por si para poder atender grande número de turistas que passam por aquí. Desde a su chegada a Monteverde encontrará que muito de este povoado permanece sem ser tocado pelo modernismo e maioria de seus habitantes mantêm um estilo de vida rural. Na povoação há um banco onde pode trocar dinheiro e cheques de viagem, igual que obter dinheiro cash. Também há uma farmácia, um hospital, uma livraria, um posto de gasolina, um caixeiro ATM, um posto de policia e uma repartição de correio abertos especialmente para atender os turistas. Há uma boa quantidade de supermercados, café Internet, restaurantes e bares.

Bahia Ballena

Praia Bahía Ballena encontra-se nos bordes marítimos do Parque Nacional Marino Ballena, criado em 1990 para proteger o coral e os recifes rochosos da zona ao redor da Ilha Ballena. A ilha possui colônias de exóticas aves marinhas, assim como iguanas verdes e outros répteis.

Corcovado

O parque nacional Corcovado localiza-se na península de Osa, na esquina sudoeste do país, localizado em um sitio de indudável beleza, esta reserva natural considera-se como a mais importante do país. A floresta virgem cativa aos visitantes enquanto os envolve con os cheiros e cores da selva. Este parque possui milhas de praias desertas, cascatas naturais, despertando a curiosidade de visitantes através do mundo. Há oito hábitats no parque, a selva principal, o bosque de altura, o bosque nubloso, baixos aluviais e pântano entre outro. Pelo menos 13 diferentes tipos de vegetação podem-se ver de perto, incluindo mangues, pântanos de palmeiras e uma grande variedade de ervas fazem de este lugar um sonho botânico. Jaguares, ursos formigueiros gigantes, tapires, veados, felinos, aranhas, chimpanzés e uma variedade extravagante de animais tropicais habitam estas terras e as águas circundantes. Este lugar é ideal para o estudo de animais venenosos como cobras e rãs. No centro do parque há uma lagoa cheia de crocodrilos. A fundação por debaixo de Corcovado consiste de basaltos, de possívelmente entre 50 e 56 milhões de anos de antigüidade, no entanto capas de sedimentos com mais de 20 milhões de anos de idade tem sido encontradas.

Bahia de Drake

O bosque tropical prístino e a acidentada beleza natural da Península de Osa fazem desta região uma das mais belas zonas da Costa Rica. Reconhecido como um dos lugares biológicamente mais intenso sobre a terra pela revista National Geographic. A península de Osa, junto com a Bahía de Drake convertiu-se no primeiro destino de turismo ecológico na província. Com um grande número de cabanas de luxo, na Península de Osa e na Bahía Drake, existem lugares que adaptam-se a cada gosto. Os alojamentos nesta região oferecem aos turistas de tudo, os guías têm muitos conhecimentos para praticar trilha na selva, além disso pode observar os delfins e as baleias ou fazer relax na praia e tomar o sol. Também há una série de encantadores hotéis que se ajeitam ao orçamento de cada viajante. Há também um sem-fim de tours de aventura accessíveis para escolher, esta área permite experimentar um estilo de vida completamente diferente do resto do país.

Tortuguero

É possível que seja o melhor representante de uma Floresta Úmida Tropical. A área é verdadeiramente um sitio de conservação pela toma de consciência dos seus povoadores para preservar e dar a conhecer as riquezas de este sitio ecológico y místico. No Parque poderás descobrir desde excelentes hoteis até um pequeno povoado onde poder comprar suvenires e artigos típicos dos habitantes de Tortuguero. Há um bom sistema de tours naturalistas que não podes perder.